BUSCAPE

sábado, 27 de abril de 2013

Como se alimentar bem no dia a dia

Independente da profissão, da idade e do nível social; o ser humano é desafiado a trabalhar, estudar e de ter uma vidasocial se alimentando bem, apesar do pouco espaço de tempo que o indivíduo possa ter para preparar ou escolher suas refeições. Comer bem e melhor reflete diretamente na saúde e no bem estar do ser humano.

Em nível nutricional, a pessoa necessita ingerir carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais, dentre outros nutrientes para manter o bom funcionamento de seu organismo, porém, pela falta de tempo ou condições nem sempre é possível consumir cada nutriente de maneira equilibrada.

Segundo pesquisa recente do CPH Health Solutions, 55% dos trabalhadores, principalmente os executivos, costumam consumir mais alimentos ricos em gorduras, consequentemente, 42% estão acima do peso, e somente 28% mantêm uma dieta de qualidade.

Os nutricionistas afirmam que, quando uma pessoa fica longo períodos sem comer, ela come além do necessário na refeição seguinte, sem selecionar os nutrientes com qualidade, gerando desperdício de comida na geração de energia que se armazena como gordura no corpo. Para melhorar a alimentação, é aconselhável buscar a orientação de um nutricionista para determinar os melhores nutrientes para os melhores horários, criando um cronograma personalizado.

Para ter um café da manhã melhor, os médicos aconselham a pessoa a arrumar a primeira refeição do dia na noite anterior, sendo necessário adicionar sucos naturais, pães e cereais integrais, com adição de ovo não frito e queijo branco. É aconselhável também evitar os fast foods e o excesso de comidas industrializadas, é melhor comer num self-service do que num fast food, porém, os nutricionistas enfatizam a escolha de saladas, legumes, cereais e proteínas.

Evite salgados fritos, risoles e quibes, dê preferências a lanches naturais. Como sobremesa escolha salada de frutas ou sorvete de frutas. Não é aconselhável beber junto com a refeição, mas substitua o refrigerante pelo suco natural ou a água. Durante o horário de trabalho mantenha uma garrafinha de água ao lado.

Segundo o Ministério da Saúde, 48,5% da população brasileira está acima do peso, e 15,8% está obesa. A obesidade é um risco para a saúde, principalmente, pelo altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário