BUSCAPE

terça-feira, 28 de maio de 2013

Educação Alimentar e Nutricional

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das principais estratégias para a promoção da alimentação adequada e saudável, é um conjunto de ações fundamental para se alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Educar no âmbito da alimentação e nutrição é a construção conjunta de processos permanentes e contínuos para aprimorar a produção, a distribuição, a seleção e o consumo de alimentos, de forma adequada, saudável e segura. Também, como uma diretriz da educação alimentar e nutricional, encontra-se a valorização de hábitos e tradições culturais de cada indivíduo e do seu grupo social de convívio, além da conscientização cidadã sobre o desperdício de alimentos e sua utilização integral.

Dessa forma, entendendo o corpo como um todo complexo que interage com o seu meio de modo dinâmico, interdependente e inter-relacional, a importância da alimentação não se restringe ao aspecto nutricional e extrapola a visão quantitativa da alimentação com vistas à promover a alimentação saudável e adequada e o combate às duas faces da insegurança alimentar e nutricional: tanto aquela expressa pela falta do alimento, quanto a expressa pelo excesso.

domingo, 19 de maio de 2013

Dicas para uma Vida Saudável

A sua alimentação precisa estar em sintonia com seu estilo de vida para você ter uma vida saudável. Além das recomendações básicas, como não fumar e beber moderadamente, praticar exercícios e ter uma dieta disciplinada e variada é fundamental para que sua saúde acompanhe o seu modo de viver.

Um bom começo pode ser seu peso. Estar o mais próximo possível do seu peso ideal é fundamental para um estilo de vida mais saudável. Se o seu estilo de vida é mais agitado, onde seus horários de alimentação e repouso precisam ser flexíveis, a própria alimentação deve ser variada, incluindo alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes. Se não há muito tempo para uma boa alimentação, você pode considerar fazer uso de complementos de fibras, como Metamucil®

Os problemas que podem surgir se o seu peso e sua alimentação não estiverem em sintonia com seu estilo de vida são inúmeros.

Como saber se a sua alimentação é saudável?

Em primeiro lugar, seu corpo é a melhor referência para saber se sua alimentação está em linha com seu estilo de vida. Se seu peso tem se mantido estável nos últimos seis meses, é um bom sinal.

Outro sinal é ter consciência dos exageros. Ninguém é de ferro, mas não é por isso que vamos extrapolar todos os finais de semana! Comer doces e frituras não tira ninguém de uma alimentação saudável, mas é bom evitar a ingestão de alimentos altamente calóricos mais do que três vezes por semana.

Ingerir líquidos regularmente ajuda a digestão e auxilia a evitar que a constipação obstrua seu sistema digestivo.

Mas... como está seu estilo de vida?

Saber controlar o ritmo do dia a dia é tão importante quanto ter uma alimentação saudável. Igualmente com relação à alimentação, o estilo de vida também dá algumas pistas quando está fora de sintonia.

Vale a pena refletir sobre seu estilo de vida se você acorda pela manhã tão cansada quanto estava antes de dormir.

Além disso, é muito importante cuidar do coração!

Se você tem histórico familiar de infarto ou derrame, é recomendável manter cautela com sua alimentação e seu estilo de vida. Desenvolver altos níveis de colesterol e pressão alta contribuem para sobrecarregar os músculos coronários.

Praticar exercícios, ter uma alimentação balanceada e cuidar dos seus interesses pessoais (leia-se: não levar trabalho para casa! Saia com seus amigos, aproveite a sua família e dê tempo para os seus hobbies) são atividades que ajudam a manter a sua vida saudável.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Educação Alimentar e Nutricional

O que é

As ações de Educação Alimentar e Nutricional buscam promover a segurança alimentar e nutricional por meio de ações educativas que levem a práticas alimentares mais adequadas, permitindo às pessoas selecionar e consumir alimentos saudáveis e nutritivos, valorizando a diversidade dos produtos regionais e as vantagens de se aproveitar os alimentos integralmente, reduzindo o desperdício. Com isso, procura-se também resgatar tradições alimentares e sensibilizar a população para a garantia do direito humano a alimentação adequada e saudável em todas as fases do ciclo da vida. Neste sentido as estratégias educativas incentivadas visam a autonomia do indivíduo e a mobilização social, o respeito e a valorização das especificidades culturais.

Usuário

Mulheres que exercem papel fundamental de provimento da alimentação em seus domicílios, além de crianças e jovens, pois os hábitos alimentares se estabelecem, fundamentalmente, na infância e na juventude.